segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"O animal do tempo" em cartaz no Sesc Paulista

Divulgação
Está em cartaz na Unidade Provisória do Sesc Avenida Paulista o monólogo O animal do tempo, estrelado por Ana Kfouri. Esta é a terceira temporada da peça, encenada no Rio de Janeiro por duas vezes este ano. O texto, com excelente tradução de Ângela Leite Lopes, tem a direção de Antônio Guedes e marca o retorno de Ana Kfouri aos palcos, após 16 anos em que trabalhou como diretora.
A atriz dramatiza a segunda parte do Discurso aos animais, de Valère Novarina (1947-), um dos autores mais encenados na França atualmente. A escrita de Novarina difere da dramaturgia tradicional e se aproxima de autores como Samuel Beckett(1906-1989). A linguagem é, para ele, uma espécie de: "...fluido que se propaga pelo espaço [...]" e "Penetra um corpo[...]". As "Palavras podem se transformar, lutar, arrumar-se...". O texto denso e intenso sugere uma estreita relação do teatro com o pensamento, como observa ele: "O teatro é o lugar onde o 'drama do pensamento' acontece. Pensar é um drama em desenvolvimento [...] O pensador é como um ator que queima as palavras e respira movimento dentro delas..." (Entrevista a Rachel Almeida, JB/ Caderno B 08/10/2007). Durante a temporada, acontece também uma oficina de teatro ministrada por Ana Kfouri, de quinta a domingo à tarde. A peça ficará em cartaz até 16 de dezembro no Teatro de Câmara, de sexta a domingo às 20:30. Excepcionalmente dia 09/12, não haverá espetáculo. O Sesc Paulista fica na Av. Paulista 119/ Estação Brigadeiro do Metrô. Tel: 3179-3700.

Um comentário:

Caio Liudvik disse...

oba [:)]! finalmente vou poder aproveitar uma de suas superdicas. tomara que a peça seja tão bem montada quanto teu texto sobre ela é bem escrito. beijos