quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Homenagem a Bergson

Começa hoje à noite o Colóquio Internacional Henri Bergson, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa é a quarta Edição do Colóquio, que vem sendo realizado desde 2002 e já teve, entre os homenageados, pensadores como Gilles Deleuze e Michel Foucault. Dessa vez o Colóquio, uma realização do Programa de Pós-Graduação em de Filosofia da Educação, será dedicado a Henri Bergson (1859-1941). A idéia é, inicialmente, comemorar os 100 de A evolução criadora (1907), um dos livros mais lidos em todo o mundo no início do séc. XX, e ainda a relação que pensadores como Gilles Deleuze, por exemplo, mantêm com a obra de Bergson.
Hoje à noite, entre 19 e 21h, será feita uma homenagem ao Professor Dr. Bento Prado Jr. (1937-2007), um dos grandes estudiosos de Bergson, cujo livro Presença e campo transcendental (EDUSP) foi traduzido e publicado na França. Será exibido o DVD “Entre narciso e o colecionador ou o ponto cego do criador” de Bento Prado Jr.. O Professor Dr. Franklin Leopoldo e Silva (USP), um dos tradutores de Bergson no Brasil, participará da mesa proferindo a conferência “Bento Prado leitor de Bergson: o nascimento da subjetividade”. Amanhã à noite, entre 19:30 e 21:30h, haverá um coquetel e lançamento de livros, dentre eles, Infantis de René Schérer, que participou da segunda edição desse Colóquio em homenagem a Gilles Deleuze. Haverá ainda um debate com o Professor Maurício Rocha (UERJ- Campus Baixada Fluminense ) e Marisa Lopes da Rocha. Na sexta-feira, entre 9:00 e 12h., o Professor Dr. James Arêas (UERJ), participará da mesa "Contemporaneidade da obra de Bergson" e falará sobre “Bergson e o universo das imagens”. O Colóquio termina na sexta-feira. Confira a programação completa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Um olhar a cada dia disse...

Thank you so much!