terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os cristais em decomposição de Visconti

Acima, a linda imagem de Morte em Veneza (Itália, 1971) com a bela Silvana Mangano (mãe de Tadzio), Dirk Bogarde e Björn Andresen (Tadzio).

Terá início na próxima quinta-feira, 27/09/2007, no Instituto de Estudos Contemporâneos Antônio Abranches o curso "Filosofia e cinema: Luchino Visconti e os cristais em decomposição" ministrado pelo Professor Dr. James Arêas. O curso tratará das imagens cristalinas de tempo em Visconti (1906-1976), nas quais o passado que já desapareceu, mas que ainda porta alguma expressão, já que é um misterioso tempo sensual, se revela tarde demais. Trata-se de uma constatação de que algo chegou tarde demais, caso chegasse a tempo, poderia evitar a decomposição natural e a desagregação histórica da imagem-cristal. Todavia, é a própria história e a própria natureza, isto é, a estrutura do cristal, que impossibilitam a chegada de algo a tempo... Esse e outros temas serão abordados nesse curso, que contará ainda com a exibição de alguns filmes de Visconti. O curso acontecerá sempre às quintas-feiras às 19h, de 27 de setembro a 06 de dezembro de 2007. O Instituto fica na Rua Alegrete, 29. Laranjeiras. Maiores informações: http://www.institutoantonioabranches.com.br/.

2 comentários:

Caio Liudvik disse...

Veronica, seu comentário ao meu texto foi fantástico. Soube captar e revelar -pra mim mesmo, inclusive- aspectos muito importantes do que criei, e com uma clareza q eu não conseguiria ter. Parabéns! E vindo aqui, deparo com uma imagem de um dos filmes que mais me marcaram: Morte em Veneza! Aliás, um filme em que também aparece com força, na minha opinião, o apelo de amor de Dionísio e a potência do além-do-homem. beijossss, até breve!

Um olhar a cada dia disse...

Que bom que você gostou do que escrevi em seu blog Unzuhause!
Coincidência eu ter escolhido justamente a imagem desse filme que é também sobre o amor. Segundo Deleuze, ali o personagem de Bogarde vê em Tadzio tudo o que faltou em sua música: sensualidade e beleza, porém já é tarde demais quando ele descobre isso. Daí seu fascínio por Tadzio. Creio que você gostaria de assistir a esse curso...
Bjs,
Veronica