terça-feira, 30 de outubro de 2007

A filosofia pensa a Europa atual

Teve início ontem no Instituto Franco-português, em Lisboa, o I Colóquio Internacional de Ciência, ética e política: viver na Europa - filosofia, ciência e política hoje. O evento pretende discutir algumas das questões relativas à vida na Europa atual. Até amanhã pesquisadores de Portugal, da França e da Alemanha apresentarão as diferentes perspectivas, advindas da filosofia, da ciência e da política, acerca dos temas correspondentes ao espaço-tempo europeu na atualidade.
Partindo da relação que esses três países têm em comum com o problema da imigração, o evento pretende trazer, como tema, a realidade européia, tendo em vista o contexto político atual do mundo. Algumas das conseqüências provenientes da imigração também deverão ser levadas em consideração, como: a integração social, a exploração econômica, a permanência irregular, a discriminação e o racismo, bem como o surgimento de novas formas de vida cultural, social e política que surgem com ela. O Colóquio pretende pensar o modo de viver na Europa hoje, levando em conta a nova forma de poder político do mundo capitalista.
Esse cenário abrange ainda, além dos fluxos migratórios e das metamorfoses produzidas por eles nas estruturas econômicas e sociais, as freqüentes ameaças capitalistas de epidemias, como a gripe aviária e a doença da "vaca louca"; os conflitos que ocorrem no Oriente Médio e os chamados perigos do "terrorismo". Essas questões serão dimensionadas a partir dos efeitos mais profundos que elas trazem consigo, como os problemas da imigração, do asilo, da biopolítica, da ecologia, da saúde física e mental, da bioética, da tecnologia e da ciência.
As antigas questões, que outrora foram colocadas, serão agora formuladas de modo inteiramente novo nesse evento, levando em consideração a situação da Europa atual em relação às novas formas de poder vigentes no mundo. Questões como as da diferença, das fronteiras, da exclusão, e do deslocamento serão tratadas sob um outro olhar. Serão questionados, por exemplo, quais seriam os novos modos de pensar a Europa hoje. Que conceitos seriam necessários criar e/ou reunir para a compreensão da situação atual e, sobretudo, qual foi o caminho seguido para se chegar à essa situação.
Questões desse tipo, dentre outras estão sendo discutidas durante este evento. O Colóquio acontece até amanhã e é organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, pelo Collège International de Philosophie, pelo Instituto de Filosofia da Freie Univesität Berlin e pelo Instituto Franco-Português de Lisboa e tem, dentre os participantes, os Professores Drs. Nuno Nabais (Universidade de Lisboa), José Gil, e Étienne Balibar. O Instituto Franco-Português fica na Av. Luís Bívar, nº 91, 1000 Lisboa. (tel: +351-21-311-1400).

Nenhum comentário: