quarta-feira, 6 de junho de 2007

Intervenções artísticas renovam ambientes na casa de Eva Klabin

Nas fotos ao lado, detalhes dos ambientes produzidos pelas intervenções de Brigida Baltar (Passagem secreta), Claudia Bakker (Primavera noturna), e Marta Jourdan (Zona de lançamento). Fotos Um olhar a cada dia.
Foi inaugurada nesta quarta-feira a coletiva de Brigida Baltar, Claudia Bakker e Marta Jourdan na Fundação Eva Klabin. A coletiva faz parte da 6ª edição do Projeto Respiração, que tem por objetivo a intercessão entre a arte contemporânea e o acervo permanente da Fundação, com a curadoria de Marcio Doctors. As artistas produziram intervenções em alguns ambientes da casa, proporcionando diferenciações nos espaços.
A sala de jantar, com seu mobiliário medieval, ganhou ares contemporâneos a partir dos tentáculos cor-de-rosa, feitos de tecido, que atravessam a mesa colonial mineira e se dirigem até o cômodo contíguo, onde se escuta o som pop de Young folks de Peter, Bjorn & John (2006). Esses tentáculos remetem a um rizoma ou raiz, que não se sabe onde começa ou termina, mas se estende pelo meio, sem centro de unificação, princípio de multiplicidade no qual os nós se ramificam e se reconectam com outras partes do rizoma ou tentáculo. O rizoma ou tentáculo não se reveste de nenhuma forma ou moldagem constituída e dada, mas remete a uma ausência de forma ou, se preferirmos, a um estágio pré-formal. Nesse sentido, Bakker atinge o informal puro. O cômodo é simultaneamente escurecido e iluminado pela cor rosada da Primavera noturna, que traz uma leveza ao ambiente normalmente austero, contrastando com a música pop tocada. O tom rosa dos tentáculos se diferencia da luz rosada, por uma justaposição, e sobressalta aos olhos, sutil nitidez, uma luz que solicita mais do que a função puramente óptica da visão na qual a modulação dos tons cria uma nova função, háptica, ou se preferirmos, tátil, da percepção visual. A sensação háptica da visão, enaltecida pela cor dos tentáculos e pela luz rosada noturna, sobressalta aos olhos através da cor, como se os olhos, e não as mãos, tocassem e tateassem as gradações de luz. Há um toque do olho, como na arte egípcia do baixo-relevo, mas na modernidade da arte de Bakker é pela cor que a artista atinge o háptico, a cor que sobressai da modulação da luz. O colorismo, o sentido das cores, proporciona a sensação da visão háptica, através de um toque, uma gestualidade da visão que toca a cor. Bakker é uma grande colorista, os tentáculos, ou rizoma, atingem a sensação colorante em estado puro.
As "passagens secretas" de Baltar são produzidas a partir da extração do pó de tijolo. Escavações são feitas em paredes para obter o pó de tijolo que constitui o material utilizado pela artista. A partir disso, rugas ou estriamentos são erguidas nos espaços lisos da parede, do piso e da pia, mas também erige-se um muro de tijolos que delimita os territórios ou a Passagem secreta entre o Hall Principal e a Sala Renascença. Somos conduzidos diretamente ao séc. XVI quando nos deparamos com o quadro de Povost (1510), onde a artista faz uma composição visual que parte da parede e nos transporta para dentro do quadro, numa intercessão desses dois momentos do tempo, intempestividade pura, coexistência virtual de passado e futuro. Verdadeiras moldagens também são criadas no estriamento da pia e do piso; a camada enrugada da pia se compõe com o papel de parede do toalete.
A Zona de lançamento, intensa maquinação das águas, de Jourdan, é feita a partir de gotas d'água que escorrem no retroprojetor e produzem imagens em movimento. As imagens dessas gotas são ampliadas nas paredes, iluminando todo o ambiente. Imagens cristalinas, obtidas pelo efeito da água no projetor, escorrem pelas paredes. Acima da cama barroca, a projeção dessas imagens forma verdadeiros quadros móveis, que a cada instante se superpõem quando novas gotas d'água escorrem no retroprojetor, resultando em uma variação contínua das imagens.
A exposição ficará na Fundação até 05 de agosto de 2007 (de quarta a domingo, das 14 às 18h). Maiores informações: http://www.evaklabin.org.br/; tel(021)3202-8550.

Nenhum comentário: