sábado, 16 de junho de 2007

Natureza, artíficio, linhas e cores são retratados na Mercedes Viegas

Ao lado, detalhes das fotos de Ana Paula Albé (Rodapé, 2007), Claudia Bakker(Apontamentos destino, 2006); abaixo Mika Chermont (Labirinto, 2007); Claudia Bakker (Primavera noturna, 2007) e Maria Laet (sem título, 2006). Fotos Um olhar a cada dia; Apontamentos destino, fotos de Claudia Bakker.
Teve início na última quinta-feira (14/06) o Fotoencontro das artistas Ana Paula Albé, Claudia Bakker, Maria Laet e Mika Chermont, na Galeria Mercedes Viegas. Imagens naturais e artificais, linhas geométricas e labirínticas, luzes e cores são retratadas pelas artistas.
Os Rodapés registrados por Albé são produzidos a partir do aumento ou ampliação panorâmica da câmera. Visto a olho nú, o que se tem, inicialmente, são meros rodapés em estado de decomposição. Mas, o olho da artista, ao ampliar essas imagens, atinge outras visões que, ao serem posteriormente enquadradas, ganham o aspecto de verdadeiras paisagens naturais, remetendo-nos a lugares reais ou não. Desse modo, os rodapés que outrora pareciam distorcidos ou decompostos, são elevados ao estágio puramente artístico, cuja indiscernibilidade entre o natural e o artificial nos remete ao verdadeiro plano de natureza . Pura metamorfose da natureza e do artifício. Albé atinge as núpcias anti-natura, já que sua obra se instaura entre o indiscernível do natural e do artificial.
As linhas ou Labirintos de Chermont são traçados a partir do registro de ângulos inusitados advindos da arquitetura e de embalagens. A luz interna que existe nas próprias coisas é ressaltada, pela artista, por meio da composição entre linhas e cores extraídas do enfoque nos tetos, paredes e embalagens. A partir disso, linhas retas, horizontais, verticais e traçados perpendiculares são exploradas pela artista, que acaba por obter um efeito geométrico nos quadro-retratos que cria.
O políptico que cria Laet é composto por uma seqüência de imagens extraídas da própria natureza. Observa-se uma inspiração baconiana quando a artista expõe um corpo deitado no leito, muito semelhante a alguns estudos de Bacon, que tem como uma de suas características pintar corpos e cabeças e não rostos. A semelhança é percebida na medida em que uma tal pintura parte da cabeça e se prolonga no corpo, sua ponta, sopro corporal e vital, um espírito ou devir-animal. É esse espírito que, no homem, insufla a animalidade, é o espírito animal do homem. Nesse sentido, Laet, assim como Bacon, ressaltam a necessidade que a arte tem de algo que não seja somente a habilidade do artista em marcar a semelhança entre as formas humanas e animais e que nos faça assistir a sua metamorfose, é preciso, antes, uma potência que dissolva as formas e imponha a existência de uma zona indiscernível, na qual não se distingue o homem do animal, porque aí algo se ergue como um monumento do indecidível.
As cores, nas fotos de Bakker, uma das características de sua obra, são novamente ressaltadas pela artista que, dessa vez registrou a porta da Sala Chinesa da Fundação Eva Klabin. Esta porta separa a Sala Chinesa da Sala de Jantar, onde a artista expõe Primavera noturna. Trata-se de uma intervenção com os tentáculos cor-de-rosa (a esse respeito Cf. Matéria de 06/06/2007 neste Blog). O tríptico Apontamentos destino é apresentado pelas variações de luz que sutilmente são mostradas pela artista. As portas indicam caminhos por seguir, mas também interrupções, rupturas, desvios a se tomar. A luz também predomina no díptico Primavera noturna que, além do mesmo tom cor-de-rosa, recebe ainda o mesmo nome da intervenção exposta na Fundação Eva Klabin. Só que, dessa vez, a luz rosa sobressai de uma lâmpada coberta por gelatina rosada, que é o material utilizado por Bakker. É pela cor que Bakker traça e ressalta as linhas expressas. A cor que salta aos olhos através da luz que irradia da porta chinesa e pelas linhas que surgem nas lâmpadas cor-de-rosa.
A exposição fica em cartaz até 15 de julho de 2007, de segunda a sexta-feira das 14 às 19hs, sábados das 16 às 20hs. Maiores informações acesse: http://www.mercedesviegas.com.br/.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David

Um olhar a cada dia disse...

Thank you for your attention David!
Feel free to participate in this ideia!