sábado, 1 de março de 2008

Encontro com Jaa Torrano

É com muita alegria que a série Encontros é inaugurada neste blog. Trata-se de uma Série com entrevistas e/ ou conversas com pensadores de áreas como filosofia, arte, ciência. Iniciaremos esta série com a linda entrevista que Caio Liudvik realizou com o Professor Dr. Jaa Torrano (foto), um dos mais importantes estudiosos do pensamento antigo do país.
Essa entrevista foi inicialmente publicada em versão resumida pelo Caderno Mais! (Folha de São Paulo em 16/01/2005) e sua versão integral também consta no Boletim do CPA (Campinas nº19, jan/jun, 2005).
A idéia dessa série é fazer com que os encontros com o pensamento sejam possíveis, porque para pensar é preciso também encontrar. Conversar e/ou entrevistar alguém é, num certo sentido, encontrar alguém, encontrar o pensamento. Isso só é possível quando alguém tem algo a dizer sobre determinado assunto, já que só temos idéias dentro de áreas específicas e não idéias em geral. É em nome da criação que os encontros são possíveis.
Ter uma idéia é algo muito difícil, por isso é preciso concebê-la como uma espécie de festa. O mesmo acontece nos encontros, quando conseguimos, devemos recebê-los como uma festa. É assim que percebo esse encontro entre o Professor Torrano e Caio Liudvik, como uma festa, ou melhor um encontro dos deuses! Já que se trata, nessa conversa, dos deuses gregos. De aproximadamente 2600 anos atrás.
Uma entrevista pode seguir os traços de um devir, um único e mesmo devir que se forma em um encontro, uma hecceidade. Os devires imperceptíveis, são atos que contêm uma vida e se expressam em um estilo. No estilo encontramos intensidades, sons, cores ou mesmo imagens que passam ou não, agenciamentos. Quando se cria, a solidão é inevitável e absoluta, por isso não é possível participar de uma escola, porque só há trabalho clandestino, mas essa solidão é absolutamente povoada pelos encontros. É no fundo dessa solidão que os encontros se fazem, devires ou núpcias anti-natura. Encontramos pessoas, às vezes sem jamais as conhecer ou vê-las, encontramos idéias, movimentos, acontecimentos.
Espero que os leitores se deleitem nesse encontro com o pensamento que promoveram Liudvik e o grande Professor Torrano!
O link dessa entrevista ficará disponível também no canto esquerdo do blog inaugurando a Série Encontros.

2 comentários:

Caio Liudvik disse...

Eu me sinto muito honrado por, junto com meu caro professor Torrano, inaugurar espaço tão nobre como este. Muito obrigado, minha querida. Essa entrevista foi muito marcante pra mim: mais que uma obrigação profissional e protocolar, ou sob as vestes dela, eu estava ali como discípulo humilde e entusiasmado ante o resplendor generoso, de um verdadeiro Mestre !
Também o NOSSO encontro, prezada, Veronica, e nossa amizade e trocas de idéias, são-me dons divinos de valor incalculável. bjooooooo

marcosnauta (Marcos Damigo) disse...

Olá! Tentei baixar a entrevista, mas o link não está válido... Como posso conseguí-la?
Obrigado!