sábado, 11 de agosto de 2007

Suportes

Ao lado e abaixo, detalhes das fotos de Lia do Rio e de André Sheik, fotos Um olhar a cada dia.
Está em cartaz, na Galeria Vilaseca, a exposição Suporte. Trata-se de uma exposição incomum que instiga, simultaneamente, dois tipos de sensação: a visão e a audição. Enquanto vemos a apresentação, sucessiva em uma única tela, dos trabalhos de diversos artistas, ouvimos suas vozes, cuja seqüência não corresponde necessariamente à sucessão dos trabalhos, introduzindo suas diferentes perspectivas acerca da idéia de suporte.
Os Tempos de Lia do Rio, são apresentados de modo simultâneo em uma única imagem. A artista, inicialmente, filmou uma paisagem natural, a seguir, selecionou uma das imagens no monitor e a fotografou no próprio monitor. Após colocar essa fotografia sobre o vidro transparente, onde se vê a paisagem natural, a artista fotografou novamente essa imagem que dá a ver a paisagem natural por trás do vidro. Os diversos tempos, capturados pelas diferentes imagens, são expressos em uma única tela, numa espécie de passados que se conservam nessa imagem presente. Nesse sentido, os passados ali conservados e o presente são simultâneos. Essa imagem exprime, pois, a simultaneidade do tempo, mas também provoca a sensação de uma continuidade da imagem, como se a imagem fosse sair para fora do monitor e se expandir na própria paisagem.
André Sheik fotografa, de dentro do MAM, uma paisagem que naturalmente se desenha, na rachadura do vidro, e adquire a forma de montanhas cristalinas. Diferente do movimento natural, no qual a paisagem urbana se constituiria acima das montanhas, aqui são as montanhas cristalinas que se situam acima da paisagem urbana.
A exposição é um projeto do Coletivo Buraco e conta ainda com a participação de outros artistas convidados. Estará em cartaz até 25 de agosto na Av. Ataulfo de Paiva, 1079/ lj109 - Leblon.

Nenhum comentário: