segunda-feira, 12 de maio de 2008

About "Google me: the movie"

"Google me: the movie" é um filme que trata de um interessante tema a ser pensado nos dias de hoje. O filme aborda, num contexto específico, de nossa sociedade contemporânea, o problema da homonimia nessa grande rede que é a Internet. Homonimia aqui definida no sentido contemporâneo e não naquele que já falava Aristóteles.

Nossa sociedade atual é precisamente aquela já designada por Deleuze, Foucault e Burroughs como sociedade de controle. Essa sociedade se define essencialmente por controle contínuo e comunicação instantânea.

Killeen mostra nesse filme, como, na grande rede que conecta tudo e todos, qualquer pessoa pode acessar seu nome e ver, a qualquer momento, uma diversidade de pessoas, com o mesmo nome, que pouco ou nada têm em comum com ela.

Muitos problemas podem advir daí e nos levam a pensar tal sociedade: um deles é que, por exemplo, não sabemos ainda quais as conseqüências dessa grande rede de informação.

A pergunta que surge com essa problemática é: será possível escapar desse controle, no sentido de mantermos nossa privacidade, ou se preferirmos, nos preservar dessa exposição quase que absoluta promovida por essa "comunidade" que se alastrou pelo planeta?

Talvez a saída esteja em preservarmos nossa identidade e entrar nessa grande rede travestidos com máscaras, nomes falsos. Nos transformarmos em falsários, no sentido de elevar ao último grau as potências do falso, para enfim atingir o devir-imperceptível e participar desse grande bal masqué do século...

Nenhum comentário: