terça-feira, 30 de outubro de 2007

A filosofia pensa a Europa atual

Teve início ontem no Instituto Franco-português, em Lisboa, o I Colóquio Internacional de Ciência, ética e política: viver na Europa - filosofia, ciência e política hoje. O evento pretende discutir algumas das questões relativas à vida na Europa atual. Até amanhã pesquisadores de Portugal, da França e da Alemanha apresentarão as diferentes perspectivas, advindas da filosofia, da ciência e da política, acerca dos temas correspondentes ao espaço-tempo europeu na atualidade.
Partindo da relação que esses três países têm em comum com o problema da imigração, o evento pretende trazer, como tema, a realidade européia, tendo em vista o contexto político atual do mundo. Algumas das conseqüências provenientes da imigração também deverão ser levadas em consideração, como: a integração social, a exploração econômica, a permanência irregular, a discriminação e o racismo, bem como o surgimento de novas formas de vida cultural, social e política que surgem com ela. O Colóquio pretende pensar o modo de viver na Europa hoje, levando em conta a nova forma de poder político do mundo capitalista.
Esse cenário abrange ainda, além dos fluxos migratórios e das metamorfoses produzidas por eles nas estruturas econômicas e sociais, as freqüentes ameaças capitalistas de epidemias, como a gripe aviária e a doença da "vaca louca"; os conflitos que ocorrem no Oriente Médio e os chamados perigos do "terrorismo". Essas questões serão dimensionadas a partir dos efeitos mais profundos que elas trazem consigo, como os problemas da imigração, do asilo, da biopolítica, da ecologia, da saúde física e mental, da bioética, da tecnologia e da ciência.
As antigas questões, que outrora foram colocadas, serão agora formuladas de modo inteiramente novo nesse evento, levando em consideração a situação da Europa atual em relação às novas formas de poder vigentes no mundo. Questões como as da diferença, das fronteiras, da exclusão, e do deslocamento serão tratadas sob um outro olhar. Serão questionados, por exemplo, quais seriam os novos modos de pensar a Europa hoje. Que conceitos seriam necessários criar e/ou reunir para a compreensão da situação atual e, sobretudo, qual foi o caminho seguido para se chegar à essa situação.
Questões desse tipo, dentre outras estão sendo discutidas durante este evento. O Colóquio acontece até amanhã e é organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, pelo Collège International de Philosophie, pelo Instituto de Filosofia da Freie Univesität Berlin e pelo Instituto Franco-Português de Lisboa e tem, dentre os participantes, os Professores Drs. Nuno Nabais (Universidade de Lisboa), José Gil, e Étienne Balibar. O Instituto Franco-Português fica na Av. Luís Bívar, nº 91, 1000 Lisboa. (tel: +351-21-311-1400).

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Intervenção "Nocturno" na Eva Klabin

Acima, flyer de divulgação.
Dando continuidade ao Projeto respiração, a Fundação Eva Klabin inaugura na próxima quinta-feira (25/10) às 19h a exposição "Nocturno" do artista português Rui Chafes. Esta é 7ª Edição do Projeto, sob a curadoria de Márcio Doctors, que tem como objetivo a intercessão entre a arte contemporânea e o acervo clássico da casa-museu. A novidade dessa exposição fica por conta do Encontro com o artista que acontecerá no próximo sábado, dia 27/10 às 17h. A exposição fica em cartaz até 16 de dezembro. As visitas guiadas e a exposição acontecem de quarta a domingo entre 14:00 e 18h. Maiores informações: www.evaklabin.org.br. A Fundação fica na Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. tel(021)3202-8550.

sábado, 20 de outubro de 2007

"1week of art works"

Este interessante curta-metragem de Daisuke Yamamoto explora algumas possibilidades da arte. Enjoy yourself........

domingo, 14 de outubro de 2007

Philippe Barcinsky entrevista Peter Greenaway

Assista à entrevista que Peter Greenaway concedeu ao cineasta Philippe Barcinsky, durante sua passagem por São Paulo, quando o cineasta abriu o 16º Festival de Arte Eletrônica em Setembro deste ano.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Homenagem a Bento Prado Jr.

Um dos maiores pensadores da atualidade, o Professor Dr. Bento Prado Jr., que faleceu em janeiro deste ano aos 69 anos, será homenageado, a partir de segunda-feira (15/10/207) na Universidade de São Paulo (USP). As homenagens incluem, além das conferências, projeções de vídeos com o próprio homenageado. As sessões do Colóquio serão transmitidas simultaneamente. O evento acontecerá na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária Sl 08 (Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais). Confira a programação: 15 de outubro, 2a feira, às 19:30 Abertura com os Professores Drs. Gabriel Cohn, (Diretor da FFLCH/USP), José Eduardo Marques Baioni (DF/UFSCar) e Moacyr Novaes (DF-FFLCH/USP); Mesa 1, Mediador: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (UFSCar) a. Prof. Dr. Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva (USP), b. Prof. Dr. José Arthur Giannotti (USP). No dia 16 de outubro, 3a feira, às 14h Apresentação de DVD do Prof. Dr. Bento Prado Jr. no II Encontro Nacional de Estudos do Século XVII, às 16h, Mesa 2, Mediador: Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle (USP), a.. Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani (UNICAMP), b.. Prof. Dr. Richard Theisen Simanke (UFSCar); às 19h30 Mesa 3 Mediadora: Profª Dra. Débora Cristina Morato Pinto (UFSCar), a.. Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (USP), b.. Prof. Dr. Renaud Barbaras (Universidade de Paris I - Sorbonne). No dia 17 de outubro, 4a feira, às 14h, Apresentação de DVD Prof. Dr. Bento Prado Jr. no Rio de Janeiro em 2006; às 16h, Mesa 4, Mediadora: Profª Dra. Raquel de Almeida Prado, a.. Prof. Dr. Luiz Fernando Batista Franklin de Matos (USP), b.. Prof. Dr. Milton Meira do Nascimento (USP), c.. Profª Dra. Maria Constança Peres Pissara (PUC-SP), às 19h30, Mesa 5, Mediador: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (UFSCar), a.. Profª Dra. Marilena de Souza Chauí (USP), b.. Profª Dra. Jeanne-Marie Gagnebin (PUC-SP). Para assistir à transmissão ao vivo do evento, acesse: www.emm.usp.br/vivo-fflch.asx.

domingo, 7 de outubro de 2007

Ana Kfouri reestréia "O animal do tempo" no Teatro do Jockey

Divulgação
O monólogo O animal do tempo teve ontem sua reestréia no Teatro Municipal do Jockey. A peça, estrelada por Ana Kfouri, é uma extraordinária dramatização do denso e intenso texto do francês Valère Novarina (1947-). Sua escrita impessoal escapa às formas lingüísticas e arrasta a língua para fora de seus sulcos, promovendo uma ausência central, enfatizada pela pluralidade de nomes evocada. Não há um eu, mas um descentramento do sujeito, ao qual poderíamos ainda aludir à fórmula de Rimbaud: "Eu é um outro". Excelente tradução de Ângela Leite Lopes e cuidadosa direção de Antonio Guedes.
A novidade desta reestréia fica por conta das conversas, ou bate-papos que acontecerão após o espetáculo nos três últimos sábados das apresentações. Além da participação de Ana Kfouri e de Antonio Guedes, estarão presentes ainda, no dia 13 de outubro, a tradutora Ângela Leite Lopes; no dia 20 de outubro, José da Costa e no dia 27 de outubro, Fátima Saadi. O espetáculo é uma realização da Cia Teatral do Movimento e Seteoito Produções Artísticas e ficará em cartaz até 28 de outubro. Sempre aos sábados e domingos às 18:30h. Maiores informações, tel:2540-9853. Leia mais...

sábado, 6 de outubro de 2007

1ª Mostra de curtas do "Pequeno circuito de pensamento e cinema"

Terá início hoje às 17h no Instituto de Estudos Contemporâneos Antônio Abranches a mostra de curta-metragens Idéias e curtas. Trata-se da exibição de alguns curtas seguida de uma conversa com a presença dos diretores. O evento faz parte do projeto Pequeno circuito de pensamento e cinema, sob a coordenação do Professor Dr. James Arêas, que tem por objetivo a intercessão entre a filosofia e o cinema. Hoje à tarde serão exibidos o poético Berenice (Brasil, 2005, 24 min., UFF) de Bruno Duarte e Luciana Penna, que conta com Fernando Eiras no elenco; "..." de Juliano Gomes e Leonardo Bittencourt (Brasil, 2007,19 min., PUC-Rio, ganhador da Menção Honrosa na Mostra do Filme Livre, 2007), apresentando uma noite na vida de um rapaz que rompe seu relacionamento amoroso e encontra uma segunda mulher. No dia 10 de novembro serão exibidos: Por dentro de uma gota d'água (Brasil, 2003, 10 min. UFF), sob a Direção de Felipe Bragança e Marina Meliande, que trata da vida de um homem que tem sua moradia invadia por gotas d'água que escorrem do teto; e o artístico e belo filme, também premiado, de Maria Continentino Temporal (Brasil, 2005, 15 min.,UFRJ). No dia 01 de dezembro serão exibidos os filmes de Luelane Corrêa, A cidade e o poeta (Brasil, 2006, 14 min., Ela Filmes), que faz um divertidíssimo filme sobre a estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana; e Risco (Brasil, 2004, 14 min., Riofilmes), premiado documentário poético de Bernardo Gebara e Renato Andrade, que trata da surpreendente história de um andarilho pelas ruas do Rio de Janeiro riscando muros com pedras e produzindo interessantes desenhos, aleatoriamente, a partir dos traçados que faz. O evento acontecerá sempre aos sábados a partir das 17h. O Instituto fica na rua Alegrete, 29, Laranjeiras. Maiores informações: www.institutoantonioabranches.com.br / tel:2556-8430.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Cinema à moda antiga

Este incrível curta, Ou vai ou racha, de Gabriel Martinho e João Paulo Horta nos faz lembrar dos primórdios do cinema...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Conversando com... Flora Süssekind sobre... Alguns usos do coro no teatro contemporâneo

Acima, flyer de divulgação.
Dando continuidade ao Evento "Conversando com... sobre...", iniciado no primeiro semestre deste ano, o Centro de Estudo Artístico Experimental promove, nesta 3ª feira, uma conversa com Flora Süssekind sobre Alguns usos do coro no teatro contemporâneo. A convidada é Pesquisadora de Filologia do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa e Professora do Depto. de Teoria da Escola de Teatro da UNIRIO. O evento, sob a coordenação de Ana Kfouri, é também uma realização da Cia. teatral do movimento e Seteoito produções artísticas e acontece amanhã (02/10/2007) entre 19 e 22h, na biblioteca do Sesc Tijuca. Haverá distribuição de senhas uma hora antes. Classificação 16 anos. O Sesc Tijuca fica na Rua Barão de Mesquita, 539. Maiores informações, tel: 3238-2129 http://www.sescrio.org.br/.