sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Feliz 2009!
domingo, 16 de novembro de 2008
Greenaway's Tulse Luper VJ performance
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Sobre "A era da informática"
quinta-feira, 3 de julho de 2008
'Primavera' dos sonhos e da ficção
Sonhei várias noites que pelas frestas das portas de Apontamentos destino eu via uma imagem da Sala de Jantar coberta de água do mar até a altura dos quadros. Daí vieram outros sonhos, onde desenhos tomavam formas abstratas, alguma coisa de ficção que veio do passado e também do futuro... (BAKKER)
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Resultado da enquete: "Quem foi o primeiro filósofo grego?"
domingo, 22 de junho de 2008
"Colóquio Internacional Bergson"
terça-feira, 3 de junho de 2008
David Lynch & Lumière
sábado, 24 de maio de 2008
"Hiato": cinema e política
Estréia amanhã no Cinema Odeon, na Cinelândia, o documentário Hiato de Vladimir Seixas (Mestrando em Filosofia pela UERJ e aluno da Escola de Cinema Darcy Ribeiro). O filme trata da ocupação dos Manifestantes Sem-teto no Shopping Rio Sul em 2000. A ocupação causou um estranhamento nos freqüentadores e trabalhadores do Shopping e provocou uma repercussão na mídia e na população em geral. Os Professores Ivana Bentes (ECO-UFRJ) e James Arêas (Depto. de Filosofia/ UERJ) são alguns dos entrevistados desse documentário. O filme terá início às 9hs com entrada gratuita. Confira o trailler acima.
sábado, 17 de maio de 2008
Um estudo sobre o amor
segunda-feira, 12 de maio de 2008
About "Google me: the movie"
"Google me: the movie" é um filme que trata de um interessante tema a ser pensado nos dias de hoje. O filme aborda, num contexto específico, de nossa sociedade contemporânea, o problema da homonimia nessa grande rede que é a Internet. Homonimia aqui definida no sentido contemporâneo e não naquele que já falava Aristóteles.
Nossa sociedade atual é precisamente aquela já designada por Deleuze, Foucault e Burroughs como sociedade de controle. Essa sociedade se define essencialmente por controle contínuo e comunicação instantânea.
Muitos problemas podem advir daí e nos levam a pensar tal sociedade: um deles é que, por exemplo, não sabemos ainda quais as conseqüências dessa grande rede de informação.
A pergunta que surge com essa problemática é: será possível escapar desse controle, no sentido de mantermos nossa privacidade, ou se preferirmos, nos preservar dessa exposição quase que absoluta promovida por essa "comunidade" que se alastrou pelo planeta?
Talvez a saída esteja em preservarmos nossa identidade e entrar nessa grande rede travestidos com máscaras, nomes falsos. Nos transformarmos em falsários, no sentido de elevar ao último grau as potências do falso, para enfim atingir o devir-imperceptível e participar desse grande bal masqué do século...