quarta-feira, 11 de maio de 2016

O que podemos com a arte? VIII Edição








        Na próxima segunda-feira, 16 de Maio de 2016, às 11:00h, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ocorrerá a VIII Edição do Seminário Permanente O que podemos com a arte?. Esta Edição traz o Curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors.
          Com formação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), onde também é Mestre em Filosofia (1989), Marcio atualmente cursa o Doutorado em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. No final dos anos 70 trabalhou com o renomado Crítico de Arte Mário Pedrosa e escreveu diversos artigos sobre a amiga e artista Lygia Pape, reafirmando, desse modo, sua importância no neoconcretismo brasileiro. Instaurou o conceito de Pós-neoconcretismo, que possibilitou estabelecer sua trajetória, ao criar, em 1999, o primeiro acervo instalativo do Brasil, o Espaço de Instalações Permanentes do Museu do Açude, que reconfigura o Jardim de Esculturas em Espaço de Instalações Permanentes, atualizando, então, o Museu com o seu tempo. Em 2000, instaurou nesse Espaço a primeira obra pública de Hélio Oiticica, O Magic Saquare n.5 De Luxe, reafirmando, pois, a importância do neoconcretismo no Brasil e realizando um relevante acervo para a História da Arte brasileira. Como Curador da Fundação Eva Klabin criou, em 2004, o Projeto Respiração, que tem por objetivo realizar intervenções da arte contemporânea no acervo da arte clássica da Fundação. O projeto, ainda em curso, se encontra em sua 21a edição neste ano.
             Atualmente Marcio se propõe a pensar a função do Curador frente a Instituição e o Artista, ao abordar a potencialidade do Curador em criar sentido para sua época, através das intervenções artísticas. Como exemplo, Marcio utiliza suas próprias experiências na Exposição As potências do orgânico (1994), o Espaço de Instalações Permanentes (1999), ambos no Museu do Açude, o Projeto Respiração, na Fundação Eva Klabin e ainda algumas experiências frente aos projetos e as peculiaridades de cada intervenção. Segundo ele "...o curador é aquele que propõe uma coerência capaz de criar uma potência de sentido para a sua época, a partir das invenções dos artistas [...] aquele que propõe tonificar o sentido da arte do seu tempo, através dos artistas e das instituições as quais está vinculado” (sic). O trabalho de Marcio é, em suas próprias palavras "...um trabalho que destaca a arte como potência capaz de ajudar a atravessar a crise espiritual pela qual passamos" (sic).    
                O endereço é Av. Pedro Calmon nº550 sal 614, Auditório 6º andar, Cidade Universitária. A entrada é franca e sujeita a lotação. Haverá Certificado de Participação. Para maiores informações, acesse:   VIII Edição do Seminário Permanente "O que podemos com a arte?