terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os cristais em decomposição de Visconti

Acima, a linda imagem de Morte em Veneza (Itália, 1971) com a bela Silvana Mangano (mãe de Tadzio), Dirk Bogarde e Björn Andresen (Tadzio).

Terá início na próxima quinta-feira, 27/09/2007, no Instituto de Estudos Contemporâneos Antônio Abranches o curso "Filosofia e cinema: Luchino Visconti e os cristais em decomposição" ministrado pelo Professor Dr. James Arêas. O curso tratará das imagens cristalinas de tempo em Visconti (1906-1976), nas quais o passado que já desapareceu, mas que ainda porta alguma expressão, já que é um misterioso tempo sensual, se revela tarde demais. Trata-se de uma constatação de que algo chegou tarde demais, caso chegasse a tempo, poderia evitar a decomposição natural e a desagregação histórica da imagem-cristal. Todavia, é a própria história e a própria natureza, isto é, a estrutura do cristal, que impossibilitam a chegada de algo a tempo... Esse e outros temas serão abordados nesse curso, que contará ainda com a exibição de alguns filmes de Visconti. O curso acontecerá sempre às quintas-feiras às 19h, de 27 de setembro a 06 de dezembro de 2007. O Instituto fica na Rua Alegrete, 29. Laranjeiras. Maiores informações: http://www.institutoantonioabranches.com.br/.

Em favor da vida

Acima, fotos de Toscani para a Campanha da Nolita
(Reuters)
Uma campanha publicitária incomoda o mundo fashion. Trata-se da campanha do italiano Oliviero Toscani para a Nolita. Toscani é famoso pelas polêmicas campanhas nos anos 80 e 90 para a Benetton, que abordavam temas como Aids, guerra e racismo. A campanha atual do fotógrafo pode vir a ser, segundo ele, "... o começo de um novo ciclo de publicidade", já que expõe a modelo francesa Isabelle Caro (26 anos), pesando pouco mais de 30 quilos, estampando as fotos da marca Nolita durante a Semana de Moda de Milão. A modelo, que porta anorexia há 15 anos e já pesou menos do que atualmente, resolveu aderir à campanha.
A idéia é despertar a atenção para o problema da anorexia ou até mesmo uma resistência às exigências do padrão estético que elege mulheres anoréxicas como ideal de beleza. A exigência ou palavra de ordem fashion acabou por ultrapassar as fronteiras do mundo fashion e acometer milhares de pessoas no mundo todo, que atualmente sofrem e morrem de anorexia, principalmente as meninas entre 11 e 13 anos, idade preferida pelos profissionais de moda para a captura de modelos.
Os recentes protestos em Londres e Madri contra essa exigência, praticamente impossível de se atingir, ganham agora o apoio de um dos mais renomados fotógrafos da atualidade. Campanha de difícil aceitação por parte da mídia em geral, cuja foto foi recusada pelo principal jornal italiano, Corriere della Sera, apesar da adesão de alguns estilistas.
Toscani procura um novo tipo de campanha, que vai na contramão da publicidade e da moda, que exibem corpos esquálidos com uma proporção de cerca de 20 quilos a menos do que sua estatura. Essa proporção é praticamente impossível para qualquer mortal manter sem recorrer ao uso de laxantes e outras drogas que inibem o apetite e trazem uma série de conseqüências negativas ao organismo, podendo levar à morte. Toscani busca, nessa campanha, se aproximar da "condição humana" já que, segundo ele: "Toda a publicidade de moda, as revistas e os jornais de moda, se afastaram dela, se tornaram abstratas, esvaziaram o ser humano. A gente olha essas campanhas e vê o vazio, e dizemos a nós mesmos: essas pessoas são como garrafas vazias [...] [...] Não são tantos os clientes que possuem a coragem de fazer uma campanha como esta".
O que poderia ser somente uma jogada de marketing, já que, segundo o fotógrafo: "Todos pensam que a comunicação publicitária deve ser falsa ou artificial, mas eu acho que se pode fazer algo interessante e tirar vantagens econômicas ao mesmo tempo”, também convida ao que podemos chamar de ato de resistência ou combate a esse estranho mundo, que vigora sob o signo da crueldade. Mundo capitalista que explora e lucra com as mazelas humanas, onde o ideal de beleza é um misto de corpos doentes e mumificados.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Este mês em Braço de Prata...

A Fábrica Braço de Prata continua com suas atividades durante este mês. Hoje às 22h na Sala Nietzsche haverá um Concerto de Música Improvisada com a participação de Filipe Raposo no piano; às 22h na Sala Visconti haverá um recital de poesia Mensagem nos bolsos com Tiago A. da Veiga. Amanhã, quinta-feira (20/09) às 21:30h na Sala Beauvoir, a Comunidade dos Leitores de Filosofia organizará as Conversas em (re)torno de Nietzsche, uma leitura deleuziana de Nietzsche; às 23h na Sala Nietzsche haverá um Concerto de Jazz Latino com Múcio Sá (guitarra); às 24h na Sala Visconti será exibido o filme Persona de Ingmar Bergman; à 0:30h na Sala Nietzsche haverá um Concerto de Jazz com o Quarteto Mário Franco - Mário Franco (contrabaixo), Sérgio Pelágio (guitarra), Luis Cunha (trombone), Pedro Segundo (bateria).
A Fábrica seguirá até o final do mês com sua programação. No dia 26, quarta-feira às 21h na Sala Nietzsche, haverá a conferência de Maria de Sousa Galito (IEPUCP) O Português enquanto língua de trabalho. No dia 28, sexta-feira às 18h, será inaugurada a Primeira Feira de Braço de Prata, uma Feira de Antiguidades com a participação de alfarrabistas, livreiros de rua, e de todos os interessados em vender seus livros e relíquias; e às 21h, na Sala Nietzsche, haverá o lançamento do livro Ser enquanto tal, de Emanuel Vitorino, Magna Editora. A Fábrica funciona de 4ª a sábado, das 20h às 2h, domingo das 16h às 22h e fica na Antiga Fábrica de Braço de Prata em Lisboa. Tel: 21.8686105. Para conferir a programação completa deste mês e o local da Fábrica, acesse: http://fabricabracodeprata.googlepages.com/.

Mostra Rossellini no CCBB

Teve início ontem no Centro Cultural Banco do Brasil a Mostra Rossellini TV Utopia, sob a curadoria de Steve Berg. Trata-se de uma seleção dos filmes do diretor italiano Roberto Rossellini (1906-1977), um dos maiores cineastas de todos os tempos, precursor do neo-realismo italiano. Esta seleção corresponde à parte de sua obra dedicada a importantes personalidades históricas. Sócratres, Descartes e Pascal são alguns dos personagens que participam das discussões que giram em torno da religião, da ciência e da filosofia. Esses filmes são ainda pouco conhecidos pelo público em geral e foram produzidos para a TV estatal italiana (RAI) nos anos 70. A sessão de abertura ontem contou com a exibição do Cinensaio - A morte do pai (Brasil, 2007) de Joel Pizzini- que narra as passagens do diretor pelo Brasil, apresentando a herança de sua obra e suas tentativas frustradas de filmar no país. A sessão de ontem incluía ainda, após a exibição do documentário, um debate com a participação do diretor, do curador da mostra e dos convidados Pedro Butcher, Ricardo Miranda e Robson Cruz. Na próxima quinta-feira (20/09), após a exibição de Sócrates (Itália, 1970) às 19:30, haverá uma conferência com a Professora Dra. Irley Franco ( Depto. de Filosofia/ PUC-Rio). A mostra ficará em cartaz até 30 de Setembro. O Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Maiores informações pelo tel: 3808-2020.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

"Palco de experimentação": premiados em cartaz no Sesc Tijuca

Terá início amanhã no palco do Sesc Tijuca a apresentação dos trabalhos selecionados na 1ª Mostra Universitária do Centro de Estudo Artístico Experimental, sob a coordenação de Ana Kfouri. Os trabalhos foram inicialmente apresentados durante o mês de agosto para um público formado por artistas, pensadores, espectadores estudantes e profissionais de arte. A apresentação foi seguida de debate e selação dos trabalhos, com a participação de Fátima Saadi, Sidnei Cruz e mediação de Marília Martins. Os trabalhos selecionados receberam como prêmio uma temporada no palco do Sesc Tijuca durante este mês. A partir deste fim-de semana até dia 23, sempre aos sábados e domingos às 20h, teremos a oportunidade de assistir aos trabalhos premiados nesta 1ª Mostra Universitária do CEAE.
Confira a programação: 08 e 09 de Setembro será apresentado Salomé da Escola de Comunicação e Escola de Belas Artes - UFRJ; nos dias 15 e 16 de Setembro será a vez de Felizes para sempre - Sweet Emily - UNIVERCIDADE; 22 e 23 de Setembro Circo-teatro Benjamin - UNIRIO.
Maiores informações acesse: http://www.sescrio.com.org/.
Para ver toda a programação da Mostra, conferir o texto: Experimentações artísticas no palco do Sesc Tijuca (17/08/2007) deste blog.

sábado, 1 de setembro de 2007

Das ações e das paixões: as afecções corporais

O espetáculo O corpo do outro da companhia de dança Pulsar esteve em cartaz em agosto na Caixa Cultural, sob a direção geral de Teresa Taquechel e coreografia de Alexandre Franco. A companhia desenvolve um importante trabalho com deficientes motores e apresentou um brilhante espetáculo no qual os intérpretes, portadores e não portadores de deficiência física, incorporam, à instigante coreografia, movimentos que correspondem às insuficiências corporais. Trata-se de uma criação extraordinária no sentido de dar a ver tanto movimentos que um corpo saudável é capaz de experimentar quanto as limitações, ou não, já que se trata de ultrapassar os limites, ou melhor, de abrir as fronteiras, de um corpo alquebrado.

O espetáculo nos remete à pergunta spinozista acerca de "o que pode um corpo?" Só sabemos algo de um corpo quando sabemos o que ele pode ou mesmo do que ele é capaz, ou seja, quais são seus afectos, como eles se compõem, ou não, com outros afectos de outro corpo, quer para destruí-lo ou ser por ele destruído ou ainda para trocar com esse corpo ações e paixões, compondo com ele um corpo mais potente. É nesse sentido, diz Deleuze, que Spinoza escreve uma verdadeira Ética.

O corpo do outro atinge o estágio semelhante ao dos elementos que não têm mais forma, sendo, pois, absolutamente abstratos, mesmo que sejam perfeitamente reais. Distingue-se, nesse espetáculo, somente o movimento e o repouso, a velocidade e a lentidão dos corpos. Movimentos executados com perfeição, mas uma perfeição que implica a assimetria ou a discrepância das formas. Plano de composição acentrado, no qual a cada relação de movimento e repouso, velocidade e lentidão que conjuga infinitas partes, equivale a um grau de potência. Relações de composição e de decomposição que modificam os corpos. Intensidades que afetam os corpos, aumentando ou mesmo diminuindo sua potência de agir, de se mover. Relações que vêm de fora ou mesmo de suas próprias partes. Devires ou afetos que atravessam os corpos em movimentos acentrados.

Extraordinários grafismos são projetados e diagonais de luz traçam alguns dos percursos utilizados pelos intérpretes. A música de Bernardo Gebara traz uma sonoridade que irradia camadas horizontais e cortes verticais. Blocos sonoros liberam linhas diagonais; verdadeiras proliferações ou microproliferações lineares. Atuação excelente dos intérpretes e movimentos excepcionais do convidado, Alexandre Franco, cuja leveza não impede a intensidade.

O espetáculo atinge a pura informalidade que se expressa nos agenciamentos multilineares dos corpos ou nas diagonais da música e da luz, uma involução criadora em constante devir.